Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, Volume: 11, Número: 1, Publicado: 2017
  • Os componentes da identidade de marca de Gramado/Brasil que geram sua imagem de "destino turístico modelo" e os relacionamentos da marca com os stakeholders internos Articles

    Azambuja, Vanessa Acosta de; Mecca, Marlei Salete

    Resumo em Português:

    Resumo Esta pesquisa objetiva descrever os componentes da identidade de marca de Gramado/Brasil que geram sua imagem de "destino turístico modelo", assim como verificar se há fortes relacionamentos entre a marca e os stakeholders internos dessa destinação. A principal teoria utilizada neste estudo é o modelo "rede relacional da marca" de Hankinson (2004). Sendo um estudo de caso, são realizadas entrevistas e consultadas outras fontes de evidência, como uma dissertação e uma reportagem. Integraram o universo da pesquisa sujeitos do Poder Público, da iniciativa privada, dos trabalhadores e da comunidade local de Gramado, totalizando 21 entrevistados. Os procedimentos organizativos e analíticos dos dados discursivos pautam-se por supostos e técnicas da análise de conteúdo. Dentre os resultados, está que os atributos com maior ocorrência nas respostas dos entrevistados são os simbólicos e os funcionais, destacando-se atrativos/eventos turísticos como aquilo que diferencia Gramado de seus concorrentes. Também, é constatada a falta de um planejamento estratégico com a participação ativa dos stakeholders internos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Esta investigación tiene como objetivo describir los componentes de la identidad de marca de Gramado/Brasil que generan su imagen de "destino turístico modelo", así como la verificación de relaciones fuertes entre la marca y los stakeholders internos de ese destino. La principal teoria utilizada en este estudio es el modelo "red relacional de la marca" de Hankinson (2004). Siendo um caso de estudio, son realizadas entrevistas y consultadas otras fuentes de prueba, como una tesis de maestría y un artículo. Integraran el universo de la investigación sujetos del gobierno, del sector privado, de los trabajadores y de la comunidad local de Gramado, un total de 21 entrevistados. Los procedimientos de organización y de análisis de datos discursivos se guían por los supuestos y técnicas de la análisis de contenido. Entre los resultados está que los atributos de mayor ocurrencia en las respuestas de los encuestados son los simbólicos y los funcionales, destacando atracciones/eventos turísticos como lo que diferencia Gramado de sus competidores. También se observa la falta de planificación estratégica con la participación activa de los stakeholders internos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This research aims to describe the components of Gramado/Brazil brand identity that generate its "tourist destination model" image, and to verify if there are strong relationships between the brand and the internal stakeholders of this destination. The main theory used in this study is the "relational network brand" model by Hankinson (2004). This is a descriptive and qualitative study. It is a case study, using interviews and documentary resources such as a dissertation and a report. The research universe is composed of government individuals, the private sector, the employees and the local community of Gramado, in a total of 21 respondents. Organizational and analytical procedures of discursive data are guided by assumptions and techniques of content analysis. Among the results it stands out that symbolic and functional attributes have the highest occurrence in the answers of respondents. Particularly, tourist attractions/events are what differentiates Gramado from its competitors. Also, Gramado lacks a strategic planning and active participation of internal stakeholders.
  • Conhecimento e sinergia como indutores da inovação regional em turismo: o caso do Observatório do Turismo no Distrito Federal (Brasil) Articles

    Souza, Luis Henrique; Pena, Luiz Carlos Spiller; Moesch, Marutschka Martini

    Resumo em Português:

    Resumo O turismo é o lugar da inovação. A razão desta frase pragmática tem origem na multiplicidade de cenários competitivos que contextualizam empresas e destinos turísticos. A partir dos atuais paradigmas da competitividade, da satisfação e fidelização dos turistas e da oferta de experiências de valor, observa-se uma panóplia de inovações as quais desempenham um papel estratégico na gestão de destinos turísticos. Neste domínio, este artigo tem como objetivo realizar uma discussão sobre o tema inovação territorial em turismo com ênfase na troca de conhecimento e sinergia entre os envolvidos pela atividade turística. A metodologia utilizada consistiu na realização de uma análise da literatura sobre os temas inovação em turismo e inovação regional em turismo, utilizando, também, a abordagem qualitativa do estudo de caso acerca da implementação do Observatório do Turismo no Distrito Federal (Brasil) como prática de governança nesta região. Os resultados mostram que a participação do poder público e de instituições de ensino, além da cooperação entre os demais envolvidos por este desenho de governança, foram fatores chaves para a criação de uma plataforma inovadora para a gestão do turismo no destino.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El turismo es el lugar de la innovación. La razón de esta frase pragmática viene de la multitud de escenarios competitivos que contextualizan las empresas y destinos turísticos. A partir de los paradigmas actuales de la competitividad, la satisfacción y la lealtad de los turistas y la oferta de experiencias de valor, hay una serie de innovaciones que desempeñan un papel estratégico en la gestión de los destinos turísticos. En este sentido, este artículo tiene como objetivo realizar una discusión de la innovación regional en el turismo con énfasis en el intercambio de conocimientos y la sinergia entre las partes interesadas para el turismo. La metodología utilizada consistió en una revisión de la literatura sobre la innovación en el turismo y los temas de innovación regional en el turismo, utilizando también la abordaje cualitativa de estudio de caso que se dirigió a la implementación del Observatorio de Turismo en el Distrito Federal (Brasil) como una práctica de gobernanza en esta región. Los resultados muestran que la participación de las instituciones públicas y educativas, además de la cooperación entre los implicados en este diseño de gobernanza, fueron factores clave para la creación de una plataforma innovadora para la gestión del turismo en el destino.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Tourism is the place for innovation. The reason for this pragmatic sentence comes from the multiplicity of competitive scenarios that contextualize companies and tourism destinations. From the current paradigms of competitiveness, satisfaction and loyalty of tourists, and the offer of value experiences, it is noticed a panoply of innovations that perform a strategic role on managing tourism destinations. In this sense, this article aims to conduct a discussion about regional innovation on tourism with emphasis on synergy and shared knowledge among stakeholders involved with tourism activities. The methodology employed consists of literature review about innovation in tourism and regional innovation in tourism and it is also used the qualitative research approach at a case study which addresses the implementation of the Tourism Observatory of the Federal District (Brazil), as practice-based governance in that region. The results show that the participation of public sector and educational institutions, as well as the cooperation between stakeholders involved within this governance design, were key drivers for creating an innovative platform for the tourism management at the destination.
  • Sustentabilidade ambiental nos hotéis, contribuição teórica e metodológica Articles

    Rosa, Fabricia Silva da; Silva, Luana Caroline

    Resumo em Português:

    Resumo A sustentabilidade ambiental é um assunto multidisciplinar e sua abrangência tem chamado a atenção de pesquisadores de várias áreas do saber. Nesta perspectiva, destaca-se a gestão ambiental em empresas hoteleiras, por dois aspectos, primeiramente a importância econômica dos hotéis que constituem um elemento-chave do setor de turismo, e em segundo lugar, a atividade gera impactos ambientais que necessitam ser gerenciados. Dessa maneira, compreende-se que cabe investigar como o tema é tratado no meio acadêmico. Nesse sentido, o objetivo da presente pesquisa, de natureza exploratório-descritiva, consiste no mapeamento do tema gestão da sustentabilidade em hotéis, segundo as delimitações postas pelos pesquisadores. Para cumprir tal propósito, utilizou-se o processo Knowledge Development Process - Constructivist (ProKnow-C). Ao final do levantamento, identificaram-se 13 artigos publicados em periódicos internacionais alinhados às delimitações postas pelos pesquisadores. Na montagem do Portfólio Bibliográfico (PB), evidenciaram-se: (i) aspectos de relevância e aderência dos artigos ao tema; (ii) propostas e resultados obtidos nas pesquisas; (iii) contribuição teórica e metodológica das pesquisas divulgadas nos artigos do PB. Os resultados revelam que o tema é relevante e atual, que carece de processo estruturado para avaliar a gestão ambiental afim de apoiar decisões gerenciais.

    Resumo em Espanhol:

    Resumén La sostenibilidad del medio ambiente es un tema multidisciplinario y su alcance ha atraído la atención de los investigadores de diversos campos del saber. En esta perspectiva, no es la gestión ambiental en la industria hotelera, por dos aspectos, en primer lugar la importancia económica de los hoteles que son un elemento clave en el sector turístico, y en segundo lugar, la actividad genera impactos ambientales que deben ser gestionados. Por lo tanto, se entiende que se trata de investigar el tema se trata en el mundo académico. En este sentido, el objetivo de esta investigación, exploratorio y descriptivo en la naturaleza, consiste en mapear el tema de la gestión de la sostenibilidad en los hoteles, de acuerdo con las delimitaciones que plantean los investigadores. Para lograr este fin, hemos utilizado el proceso de conocimiento Proceso de Desarrollo - Constructivista (ProKnow-C). Al final del estudio, se identificaron 13 artículos publicados en revistas internacionales concuerdan con los límites colocados por los investigadores. Al instalar el bibliográfica de la cartera (PB) se pone de manifiesto a través de: (i) los aspectos de relevancia y la adhesión a la temática de los artículos; (Ii) las propuestas y los resultados obtenidos en la investigación; (Iii) la contribución teórica y metodológica de la investigación publicada en los artículos PB. Los resultados muestran que el tema es relevante y actual, que carece de proceso estructurado para evaluar la gestión ambiental con el fin de apoyar las decisiones de gestión.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The environmental sustainability is a multidisciplinary subject and its scope has attracted the attention of researchers from various fields of knowledge. In this perspective, the environmental management in the hotel industry stands out for two aspects: first, the economic importance of the hotels, a key element of the tourism sector, and second, the environmental impacts generated that need to be managed. Thus, it is important to examine how this subject has been addressed by the academia. In this sense, the objective of this research, exploratory and descriptive in nature, consists of mapping the theme of sustainability management in hotels, according to the delimitations set by researchers. To accomplish this purpose, we used the Knowledge Development Process - Constructivist (ProKnow-C). At the end of the survey, 13 articles were identified, published in international journals within the framework established by the researchers. The development of the Bibliographic Portfolio (BP) has taken into account some aspects: (i) relevance and adherence to the theme of the articles; (ii) proposals and results obtained in the research; (iii) theoretical and methodological contribution of the research published in the BP items. The results show that the topic is relevant and current, and that it lacks a structured process to evaluate the environmental management, in order to support management decisions.
  • Análise de citações de periódicos científicos de turismo no Brasil: subsídios para a estimação de indicadores de impacto Articles

    Santos, Glauber Eduardo de Oliveira; Panosso, Alexandre; Wang, Xuanyi

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo apresenta a análise de todas as referências feitas pelos artigos publicados nas quatro principais revistas de turismo do Brasil. Foram identificadas 28.767 referências nos 1.254 artigos publicados desde o primeiro volume de cada revista até o fim de 2014. As referências foram analisadas quanto ao tipo de material (periódico, livro, tese, trabalho em evento e outros), local de publicação (Brasil ou exterior) e autoria. Nos casos de referências feitas a artigos científicos, foram identificados os nomes dessas publicações específicas. Os resultados apontam os autores, livros, artigos e periódicos mais citados. Foram também estimados os fatores de impacto dos periódicos e os índices h de Hirsch (2005) dos autores. Além disso, foram utilizadas técnicas de análise de redes sociais para representar as relações existentes entre os autores e entre os periódicos, além de estimar índices complexos de centralidade desses agentes. Os resultados apontam tendências de mudança do cenário atual decorrentes do fortalecimento de novos autores e periódicos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumén En este trabajo se presenta un análisis de todas las referencias de los artículos publicados en los cuatro principales periódicos de turismo de Brasil. Se identificaron 28.767 referencias de 1.254 artículos publicados desde el primer volumen de cada periódico hasta el final de 2014. Las referencias fueron analizadas con respecto al tipo de material (periódico, libro, tesis, trabajando en congresos y otros), lugar de publicación (Brasil o exterior) y la autoría. En el caso de referencias a artículos científicos, se identificaron los nombres de las publicaciones específicas. Los resultados apuntan a los autores, libros, artículos y periódicos más citados. También se estimaron los factores de impacto de las revistas y el índice h de Hirsch (2005) de los autores. Se utilizaron técnicas de análisis de redes sociales para representar la relación entre los autores y entre los periódicos, además de estimar índices complejos de la centralidad de estos agentes. Los resultados también indican cambios en las tendencias de la situación actual resultantes de la consolidación de nuevos autores y las revistas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper presents the analysis of all references made by articles published at the four major Brazilian tourism journals. A total of 28,767 references in the 1,254 articles published since the first volume of each journal until the end of 2014. References were analyzed with respect to their type (journal, book, thesis, conference paper and others), place of publishing (Brazil or other countries) and authorship. For the references of scientific articles, the names of these specific vehicles were identified. The results indicate the most cited authors, books, articles and journals. Impact factors of journals and the h-index of Hirsch (2005) of authors were also estimated. Moreover, techniques of social network analysis were applied to the representation of the relationships between authors and journals, besides estimating complex centrality indexes for these agents. The results also indicate some tendencies of change in the actual scenario arising from the strengthening of new authors and journals.
  • Consumo de vinhos na cidade do Recife (Brasil): uma pesquisa da relevância dos atributos da bebida no momento da compra Articles

    Diniz, Nayara; Almeida, Simone; Salazar, Viviane; Souza, Anderson Gomes de

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo, de natureza teórico-empírica, diz respeito à identificação e análise de atributos relevantes no processo de decisão e compra de vinhos para consumidores do Recife. O modelo teórico adotado foi desenvolvido com base na identificação dos atributos do vinho avaliados mais frequentemente em estudos do comportamento do consumidor em diversos países. Consequentemente, com base no trabalho de Goodman et al. (2007), o grau de relevância de cada atributo foi classificado por meio da escala Best-Worst Scaling (BWS). Destarte, a abordagem metodológica adotada foi a quantitativa, cujo método de coleta de dados foi o questionário, adaptado de Forbes (2008) e Groot (2011), administrado em meio a um amostra de 100 consumidores. Os resultados mostraram que, preço, marca, prêmios, teor alcóolico e rótulo frontal atraente foram considerados atributos importantes para os consumidores. No entanto, os atributos decisivos para a decisão e compra eram outros: variedade da uva, país de origem do vinho, harmonização com alimentos e as informações no rótulo traseiro.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El presente estudio es una investigación teórico-empírica sobre la identificación y análisis de la relevancia de los atributos del vino en la decisión de compra del producto de los consumidores de Recife. El marco teórico fue elaborado a partir de la identificación de los atributos del vino más evaluados en estudios sobre el comportamiento del consumidor en diversos países. Luego, en base al trabajo de Goodman et al. (2007) el grado de relevancia de cada atributo fue clasificado por medio del Best-Worst Scaling (BWS). El abordaje metodológico fue cuantitativo y el método de recolección de datos fue un cuestionario adaptado de Forbes (2008) y Groot (2011) y respondido por 100 consumidores. Los resultados indican que precio, marca, premiación, proporción alcohólica y etiqueta frontal atractiva fueron considerados atributos importantes por los consumidores. Sin embargo, los atributos determinantes para la decisión de compra del consumidor fueron otros: variedad de la uva, país de origen del vino, maridaje con la comida y la información contenida en la etiqueta posterior.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study is a theoretical-empirical research on the identification and analysis of wine attributes' relevance in the purchase decision process to consumers in Recife. The theoretical framework was developed based on the identification of the most-frequently evaluated wine attributes in consumer behaviour studies in several countries. Subsequently, based on the work of Goodman et al. (2007), the relevance degree of each attribute was classified through the Best-Worst Scaling (BWS). The methodological approach was quantitative in nature, the data collection method was a questionnaire adapted from Forbes (2008) and Groot (2011) and completed by 100 consumers. The results show that price, brand, awards, alcohol by volume and attractive front label were considered important attributes by the consumers. However, the decisive attributes for the purchase decision were others: grape variety, country of origin of the wine, matching with the food and the information on the back label.
  • Atributos determinantes na decisão de compra e satisfação dos clientes: um estudo em estabelecimentos que comercializam comida de rua Articles

    Loriato, Hannah Nicchio; Pelissari, Anderson Soncini

    Resumo em Português:

    Resumo Os atributos de um produto podem variar substancialmente na importância que eles têm para diferentes consumidores, assim a partir da concepção de que há diferentes graus de importância em relação aos atributos e que essa importância influência na decisão de compra. Este artigo tem como objetivo identificar quais atributos são determinantes para os consumidores na tomada de decisão de compra em estabelecimentos que comercializam comida de rua. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa e quantitativa. Na fase qualitativa foi realizada uma entrevista semiestruturada com 16 clientes e analisada por meio da análise de conteúdo. Para o levantamento dos dados na fase quantitativa foi realizado um survey, com a aplicação de 200 questionários. A análise desta fase quantitativa foi realizada com a utilização do Excel e do SPSS, com emprego de técnicas de estatística multivariada. Os resultados indicaram que o serviço oferecido é o constructo considerado determinante para a decisão de compra dos clientes. Esta pesquisa propicia a ampliação desse escopo de pesquisas no país, bem como contribui para os empreendedores no setor de street food que buscam estratégias para se manterem firmes no mercado.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Los atributos de un producto pueden variar mucho en la importancia que tienen para diferentes consumidores, y de la idea de que hay diferentes grados de importancia en relación con los atributos y la importancia que influyen en la decisión de compra. Este artículo tiene como objetivo identificar los atributos que son cruciales para los consumidores en el tomado de decisión de compra en establecimientos que venden comida en la calle. Se trata de un estudio de naturaleza cualitativa y cuantitativa. En la fase cualitativa fue realizada una entrevista semiestructurada con 16 clientes y analizados por meio del análisis de contenido. Para el estudio de los datos en la fase cuantitativa fue realizada una encuesta, mediante la aplicación de 200 cuestionarios. El análisis desta fase fue realizada con el uso de Excel y SPSS, con el uso de técnicas estadísticas multivariantes. Los resultados indicaron que el servicio prestado és el constructo considerado determinante en la decisión de compra de los clientes. Esta investigación propicia el aumento de este ámbito de investigación en el país, así como contribuye a los emprendedores en el campo de la comida en la calle buscando estrategias para permanecer firme en el mercado.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The importance of the attributes of a product can vary greatly according to the different consumers, thus we start from the idea that there are different degrees of importance in relation to the attributes and that this importance influences the buying decision. The purpose of this study is to identify which attributes are key in the buying decision-making process for consumers in making buying decisions in establishments that sell street food. It is a study of both qualitative and quantitative nature. In the qualitative phase we conducted semi-structured interviews with 16 customers and we analyzed them using content analysis. Also, we carried out a survey, applying 200 questionnaires, to survey data for the quantitative phase. The analysis of this quantitative phase was carried out using Excel and SPSS, with the use of multivariate statistical techniques. The results indicated that the service offered is the key construct to the customers' buying decision. In addition, this study may be extended to other national contexts and may assist street food entrepreneurs to come up with strategies in order to maintain themselves firmly in the market.
  • Formação de Preço dos Hotéis Turísticos da Cidade de São Luís/Maranhão1 Articles

    Santos, Mauro; Flores, Luiz Carlos da Silva

    Resumo em Português:

    Resumo O hotel é um estabelecimento comercial com o objetivo de prestação de serviços de hospedagem e alimentação, e para isso, possuem estruturas físicas que satisfaçam as condições específicas e básicas para receber hóspedes, em troca de pagamento. A precificação nesses empreendimentos pode ter enfoque nos custos, mercado, concorrência e na percepção de de valor. Alguns fatores podem ser considerados na formação de preços, tais como, demanda, segmentação, meteorologia, comportamento da concorrência e característica do estabelecimento entre outros. O objetivo deste artigo é analisar as estratégias de formação de preços nos meios de hospedagem em São Luís/Maranhão/Brasil. O estudo justifica-se pela relevância da precificação para a gestão hoteleira, a partir da realidade do setor hoteleiro em São Luís do Maranhão. Foi adotado procedimentos de pesquisa descritiva, predominantemente quantitativa, em uma amostragem de 31 empresas hoteleiras de São Luís, sendo os respondentes os gestores desses estabelecimentos. Os dados foram analisados com apoio software R versão 3.2.1. A pesquisa aponta que a rede hoteleira em São Luís do Maranhão utiliza as ferramentas e estratégias de gestão de preços recomendados pela legislação e outras de apoio para gestão dos preços. Conclui-se que há um esforço da gestão dos hotéis para profissionalizar os métodos de cálculo da diária, utilizando técnicas que lhes deem maior segurança na decisão e formação de preços, abandonando os métodos informais ou empíricos, sem abandonar a pesquisa de mercado.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El hotel es un establecimiento comercial con el fin de proporcionar servicios de alojamiento y comida, y para eso, tienen estructuras físicas que cumplan las condiciones específicas y básicas para recibir a los invitados, a cambio del pago. El precio de estas empresas puede tener un enfoque en los costos, la competencia del mercado y la percepción de valor. Algunos factores que pueden considerarse en la formación de precios, tales como la demanda, la segmentación, el clima, el comportamiento de la competencia y las características de la propiedad, entre otros. El propósito de este artículo es analizar las estrategias de precios en hoteles turísticos de la Ciudad de São Luís do Maranhão/Brasil. El estudio se justifica por la importancia de la fijación de precios para la dirección del hotel, de la realidad de la industria hotelera en São Luís. Fue adoptado procedimientos descriptivos, predominantemente cuantitativos en una muestra de 31 empresas hoteleras de São Luís, y los encuestados gerentes de estos establecimientos. Los datos se analizaron con el apoyo Del software R versión 3.2.1. La investigación muestra que la cadena de hoteles en São Luís do Maranhão utiliza las herramientas y estrategias de gestión de precios recomendados por la legislación y otras formas de apoyo para la gestión de precios. Se concluye que hay un esfuerzo de la gestión de hoteles para profesionalizar a los métodos de cálculo tasa diaria, utilizando técnicas que les dan más seguridad en la decisión y la fijación de precios, el abandono de los métodos empíricos o informales, sin abandonar la investigación de mercado.

    Resumo em Inglês:

    Abstract A hotel is a business establishment that provides accommodation and food services, and for that, it has physical structures that meet the specific and basic conditions to receive guests, in exchange for payment. Pricing in this sector may have a focus on cost, market competition, and the perception of value. The formation of price takes into account demand, segmentation, weather, competition behavior and characteristics of the property, among others. The aim of this paper is to analyze the pricing strategies in the lodging facilities in São Luís, Maranhão, Brazil. The study is justified by the importance of pricing for hotel management, from the reality of the hotel industry in São Luis. We adopted descriptive research procedures, predominantly quantitative in a sample of 31 hotel companies of São Luís, with managers from these establishments. Data were analyzed with support software R version 3.2.1. The research shows that the hotel chain in São Luis do Maranhão uses tools and price management strategies recommended by the legislation and other support for price management. It is concluded that there is an effort of the management of hotels to professionalize the calculation of daily rate, using techniques that give them more security in the decision and pricing, abandoning the informal or empirical methods, without abandoning the market research.
  • Os elementos que caracterizam o Cluster Turístico em Balneário Camboriú, Santa Catarina, Brasil Articles

    Sohn, Ana Paula; Silvestrini, Carolina; Fiuza, Thamires Foletto; Limberger, Pablo Flôres

    Resumo em Português:

    Resumo O turismo promove o desenvolvimento regional que pode ser impulsionado por meio da formação de redes interorganizacionais como os clusters. Os clusters turísticos são compostos por instituições e organizações numa mesma região geográfica que almejam melhorar a sua competitividade. A perspectiva analítica dos clusters turísticos ganha cada vez mais importância no debate sobre desenvolvimento regional. Diante deste contexto a pesquisa tem como objetivo central descrever e analisar os elementos que caracterizam a constituição de um cluster turístico em Balneário Camboriú, Santa Catarina, Brasil. Para a identificação dos elementos constituintes do cluster realizou-se uma pesquisa exploratória, bibliográfica e documental. O modelo teórico de análise da maturidade adotado foi o proposto por Cunha (2003), este modelo foi escolhido porque incorpora critérios utilizados pela EURADA em suas pesquisas para classificação e avaliação do desempenho de aglomerados produtivos na União Européia. Por meio da metodologia aplicada, Balneário Camboriú (SC) é considerado um cluster turístico que promove por meio da cooperação entre os atores ganhos coletivos e o desenvolvimento do setor na região.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El turismo promueve el desarrollo regional que puede ser accionado a través de la formación de redes entre organizaciones como clusters. Los grupos turísticos se componen de instituciones y organizaciones en la misma región geográfica que tiene como objetivo mejorar su competitividad. La perspectiva analítica de los Clusters de Turismo gana cada vez más importancia en los debates acerca del desarrollo regional.Teniendo en cuenta este contexto, la investigación tiene como objetivo describir y analizar las características de la creación de un cluster de turismo en Balneário Camboriú, Santa Catarina, Brasil. Para la identificación de los constituyentes de cluster, fue celebrada una investigación exploratoria, en la literatura y documentos. El modelo teórico de análisis de madurez adoptado, fue el propuesto por Cunha (2003), este modelo se ha elegido porque incorpora criterios utilizados por EURADA en sus investigaciones para la clasificación y evaluación del desempeño de los aglomerados de producción en la Unión Europea. A través de la metodología aplicada, Balneário Camboriú (SC) es considerado un cluster turístico que promueve a través de la cooperación de los actores, ganancias colectivas y el desarrollo del sector en la región.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Tourism promotes regional development growth and the formation of inter-regional networks such as clusters can boost it. The tourism clusters are composed of institutions and organizations in the same geographic region that aim to improve their competitiveness. The analytical perspective of tourism clusters is gaining increasing importance in the debate on regional development. The city of Balneário Camboriú is recognized as the Santa Catarina Capital of Tourism due to the importance achieved by the sector. Given this context, the research aims to describe and analyze the elements that characterize the establishment of a tourist cluster in Balneário Camboriú, Santa Catarina, Brazil. For the identification of the cluster elements, we carried out exploratory research and, documentary and literature review. We adopted the theoretical model of maturity analysis proposed by Cunha (2003), this model was chosen because it incorporates criteria used by EURADA in its research for classification and evaluation of the performance of productive clusters in the European Union. Through the methodology applied, we can consider Balneário Camboriú (SC) a tourism cluster that promotes through cooperation between actors, collective gains and the development of the sector in the region.
  • Monasteries and tourism: interpreting sacred landscape through gastronomy Articles

    Aulet, Silvia; Mundet, Lluís; Vidal, Dolors

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo analisa o papel dos monastérios como espaço sagrado e como sua relação com o turismo configura uma paisagem de "bom gosto". Os monastérios são um exemplo de convergência entre patrimônio tangível e patrimônio intangível. São espaços construídos com alta carga simbólica e que têm atuado, em muito casos, como guardiões da tradição. Ao mesmo tempo que estão claramente enraizados em um território e em uma paisagem que têm condicionado seu desenvolvimento. Os monastérios eram auto-suficientes, obtinham o que necessitavam a partir de seu entorno. Por isso, por exemplo, elaboravam seu própio vinho, tão necessário para o ritual litúrgico; preparavam conservas para manter frescos por mais tempo os produtos que cultivavam. Fazer um juízo dos monastérios através da gastronomia pode ser uma ferramenta para melhorar a experiência do visitante turista, na medida que se respeita os valores representados por esses espaços sagrados. Este texto explora esta relação a partir de uma revisão bibliográfica acerca dos monastérios como espaço sagrado, a relação entre o patrimônio tangível e intangível, bem como o vínculo desses espaços com o patrimônio e com o turismo. A busca das informações se exemplifica com alguns estudos de caso espanhóis.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo analiza el papel de los monasterios como espacio sagrado y cómo su relación con el turismo perfila un paisaje de "buen gusto". Los monasterios son un ejemplo de convergencia entre patrimonio tangible y patrimonio intangible. Son espacios construidos altamente simbólicos que han actuado en muchos casos como guardianes de la tradición. Al mismo tiempo, están claramente arraigados a un territorio y un paisaje, que ha condicionado su desarrollo. Los monasterios eran unidades autosuficientes que obtenían lo que necesitaban de su entorno. Por eso, por ejemplo, elaboraban su propio vino, tan necesario para el rito litúrgico, o preparaban conservas para mantener durante más tiempo los productos frescos que cultivaban. Poner en valor los monasterios a través de la gastronomía puede ser una herramienta para mejorar la experiencia del visitante turista, en la medida que se lleve a cabo respetando los valores representados por estos espacios sagrados. Este documento explora esta relación a partir de una revisión de la literatura que ha tratado los monasterios como espacios sagrados, la relación entre el patrimonio tangible e intangible, y la vinculación de estos espacios y patrimonio con el turismo. Esta búsqueda de información se ejemplifica con algunos casos españoles.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article analyses the role of monasteries as a sacred space and how their relationship with tourism depicts a landscape of 'good taste'. Monasteries are examples of both tangible and intangible heritage, and are highly symbolic built spaces that have often become the guardians of tradition. They are strongly embedded within a local cultural landscape, which has determined their historical evolution. Monasteries used to be self-sufficient communities that relied on the resources available in their local environment, e.g. they produced their own wine, which was essential for the celebration of the Eucharist; or they preserved food from their own produce. Gastronomy in monasteries can be a tool to improve tourists' visitor experience, in so far as it respects the values that these sacred spaces represent. This article explores the literature on monasteries as sacred spaces; the relationship between their tangible and intangible heritage attributes; and how monasteries and their heritage are linked to tourism. This is illustrated through examples from Spain.
Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo Rua Silveira Martins, 115 - cj. 71, Centro, Cep: 01019-000, Tel: 11 3105-5370 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: edrbtur@gmail.com